Vinho faz bem?

Há uma longa discussão sobre os riscos e as recompensas que o consumo de vinho tem na sua saúde. Então, o que é verdade e o que não é? Na realidade, o consumo de “moderado” (uma ou duas unidades por dia) parece oferecer alguma proteção contra doenças cardíacas – mas principalmente para homens com mais de 40 anos e mulheres pós-menopausa (e somente quando o consumo é limitado a cinco unidades por semana – isso é Apenas dois copos de vinho padrão). Há poucas evidências de que beber vinho ou outro álcool irá melhorar a saúde das pessoas mais jovens, que estão menos em risco de doença cardíaca, em primeiro lugar.

De acordo com a Fundação Britânica do Coração , níveis muito baixos de consumo de álcool podem ter alguns efeitos protetores no coração para algumas pessoas, mas há maneiras melhores de conseguir isso, como fazer exercícios regulares, deixar de fumar, seguir uma dieta saudável e equilibrada e Abordando outros fatores de risco, como hipertensão arterial e colesterol alto.

Para evitar riscos para sua saúde se você beber a maioria das semanas:
Os homens e as mulheres são aconselhados a não beber regularmente mais de 14 unidades por semana.
Se você beber até 14 unidades por semana, espalhe o seu consumo durante três dias ou mais, enquanto desfruta de alguns dias livres de álcool durante a semana.

Mas antes de ir e derramar sua coleção de vinhos pela pia – relaxe. Realmente é verdade que o vinho – particularmente o vinho tinto – contém vários antioxidantes, como a quercetina e o resveratrol, que podem contribuir para prevenir doenças cardíacas e câncer.

Levante o copo para o vinho tinto

Os cientistas descobriram que os vinhos tintos têm níveis mais elevados de polifenóis, antioxidantes e, em geral, quanto mais escuro o vinho, maior o teor de antioxidantes – em testes, as uvas cabernet sauvignon mostraram a maioria dos polifenóis.

O professor Andrew Waterhouse, da Universidade da Califórnia, sugere que outras variedades de uvas vermelhas com níveis médios a altos de antioxidantes são merlot, zinfandel, syrah e petit syrah.
A Waterhouse também sugere que os vinhos de regiões mais leves, como Bordéus, Borgonha, Rioja e Napa Valley da Califórnia, podem ter níveis antioxidantes mais elevados do que os vinhos de regiões quentes como o Languedoc na França e o sul da Itália.

Algumas pesquisas sugerem que o vinho branco também possui benefícios para a saúde. Os vinicultores criaram um chardonnay chamado Paradoxe Blanc, que é quatro vezes maior em polifenóis que o vinho tinto.

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